Quando até a TV Globo reconhece este nicho, precisamos admitir que ser “nerd” está realmente na moda. Na rua, na mídia, nem sempre é fácil reconhecer um nerd quando vemos, é preciso perspicácia e, as vezes, conhecimento profundo da pessoa. Como nem todo mundo é igual, e nem todo nerd pode ser colocado no mesmo balaio, apresento abaixo cinco níveis de nerdice, que constatei mediante anos de observação. A qual nível você pertence?
NAO VAI FICAR CURIOSO NE!



Nerd nível 1: Este é o nerd mais brando, muitos são e nem sabem disso, e alguns até rejeitam a cultura nerd. Também pode ser chamado de nerd enrustido, então, como identificá-lo? Este nerd tem vida social ativa, pratica esporte, pode frequentar academia, é amigo de todo mundo, costuma ser o “funny guy” da turma. Ele curte muito um dos elementos que definem um nerd (mais apenas um), quadrinhos, games, livros ou cinema. E costuma dizer pejorativamente que, as outras coisas que ele não curte, é coisa de nerd.
Nerd nível 2: Esta pessoa pode passar a noite bebendo com os amigos no bar, ou ficar em casa jogando World of Warcraft. Ele vai se divertir do mesmo jeito, sem stress. Adora a Lapa (Rio de Janeiro), mas não é daquelas pessoas que fica reclamando no Twitter quando chove ou não pode sair por qualquer motivo. Pratica esporte muito raramente. Assistiu as trilogias Matrix e Senhor dos Anéis no cinema, mas acha Star Trek chatíssimo. Este cara possui no máximo 1 console de video-game (geralmente Wii), e lê quadrinhos quando os amigos de nível mais avançado emprestam pra ele. Até usa bem o computador e o celular, mas precisa de ajuda para resolver alguns probleminhas.
Nerd Nível 3: Aqui a coisa começa a ficar mais séria. Este nerd gosta muito de vários produtos da cultura do entretenimento. Lê HQ com periodicidade, costuma acompanhar várias séries (e baixa no Torrent, pois não aguenta esperar passar na TV), possui pelo menos uma coleção e costuma ter blogs, sites ou revistas para falar do seu hobby. Apesar de ser nerd e reconhecer isso, não fica levantando bandeira, é discreto. Não tem paciência para ficar lendo livros com imensas trilogias de sci-fi ou fantasia. Como eu disse, gosta de muita coisa nerd, mas não se aprofunda em nenhuma delas, mas pode bater um bom papo sobre qualquer assunto, sem parecer perdido.
Nerd nível 4: Este já é o nerd sedentário, costuma comer só junk food, e passa horas na frente do PC, jogando, com uma garrafa de 2L de refrigerante do lado, para não ter que levantar. Costuma ler muito, jogarRPG. Adora produtos eletrônicos, conhece todas as siglas e como a tecnologia do LCD e do Blu-ray funcionam. Este cara costuma ter vários HDs externos para guardar suas séries e filmes. Passa horas falando de um documentário do History Channel que só ele viu. Se veste de nerd da cabeça aos pés e é fã da série “Final Fantasy” e não considera o Wii um video-game digno de respeito.
Nerd nível 5: Este é o nerd mais “aggressive” de todos, também conhecido como freak. Possui mais de um console da nova geração, leu tudo sobre Tolkien, Lovecraft, Asimov, Adams e faz referências ao “Guia do Mochileiro das Galáxias” como se fosse uma coisa normal, que todo mundo leu. Adora teorias complicadas e debate sobre elas em grupo de discussão na internet. Geralmente, fala tão complicado que até mesmo nerds do nível 3 não conseguem entender. Possui quase zero de contato social, é extremamente introvertido e pode brigar com seu melhor amigo (ou aquela única pessoa que o suporta) para defender o seu super-herói predileto. Costuma não entender sarcasmo e ironia. Cuidado, nunca diga que o Batman é gay para esta pessoa.

Dica do Leitor: Bruno